A Estratégia Para Vender Seu SaaS Inovador em Qualquer Cenário

Empresários SaaS Bons de Verdade #020

Empresários SaaS Bons de Verdade — #020
A Estratégia Para Vender Seu SaaS Inovador em Qualquer Cenário

Imagine que você criou um SaaS revolucionário. Tão inovador que é difícil até estimar o retorno que ele trará aos clientes.

Diante disso, surge a dúvida: como vender essa novidade para quem ainda não sente tanta dor pelo problema que você resolve?

A resposta está em uma palavra mágica: Curiosidade.

Sim, meu querido empreendedor SaaS, a curiosidade pode ser sua maior aliada na hora de conquistar clientes que não precisam (ainda) por uma solução como a sua.

E hoje, eu vou te mostrar exatamente como usar essa arma poderosa para impulsionar suas vendas, independente do nível de dor dos seus prospectos.

A regra de ouro das vendas SaaS: Entenda a dor do seu cliente

"Diagnosticar antes de prescrever: o princípio nº 1 do médico e do vendedor"

Antes de mais nada, precisamos entender um conceito básico, porém fundamental: nem todos os seus clientes em potencial sentem o problema que você resolve com a mesma intensidade.

Alguns sofrem tanto com a dor, que fariam qualquer coisa por uma solução.

Já outros, nem se deram conta ainda de como esse problema afeta suas vidas.

E é aí que mora o perigo.

Tentar vender seu SaaS inovador provando a utilidade dele para quem não sente aquela dor, é como um médico que receita um remédio forte para um paciente que nem sabe que está doente.

Não faz sentido, concorda?

O primeiro passo é sempre diagnosticar a dor do seu cliente. Sem essa informação, todas as suas tentativas de demonstrar o valor da sua solução serão um tiro no escuro.

Então, antes de partir para a venda, pare e se pergunte: qual é o tamanho da dor que meu cliente sente? Só assim você poderá escolher a melhor abordagem.

E quando a dor não é tão latente assim, use a curiosidade.

Quando a utilidade não é suficiente, aposte na curiosidade

A curiosidade é o gatilho certo para clientes 'sem dor'.

Imagine só: você desenvolveu um SaaS que soluciona um problema de um jeito que ninguém nunca fez antes. É tão revolucionário, que fica até difícil tangibilizar os resultados que ele pode trazer.

Se você chegar para um prospecto que não está tão incomodado com esse problema tentando convencê-lo de que seu software é útil, as chances são de que sua argumentação caia em ouvidos moucos.

Afinal, se a pessoa não sente aquela dor lancinante, qualquer solução parece um exagero, não é mesmo? É aí que entra a curiosidade.

Em vez de focar em provar a utilidade, que tal aguçar a imaginação do seu potencial cliente sobre como seria a vida com o seu SaaS?

Desperte a vontade de experimentar, de testar, de ver com os próprios olhos.

Frases como "Já imaginou como seria resolver esse problema com apenas alguns cliques?" podem ser o empurrãozinho que faltava para que a curiosidade vença a inércia.

A Apple é mestre nisso. Mesmo quando lança inovações que ninguém sabia que precisava, ela consegue instigar a curiosidade e gerar filas em suas lojas.

É aquele famoso caso de "criar uma necessidade". E a curiosidade é o atalho para isso.

Então, da próxima vez que estiver diante de um cliente "sem dor", lembre-se: não tente convencê-lo racionalmente. Provoque-o emocionalmente. Faça a imaginação dele viajar sobre como seria incrível ter o seu software.

Assim, você vai transformar a falta de dor em um desejo genuíno de experimentar. E quem experimenta, compra, certo?

Estudos de caso: SaaS que usam a curiosidade para vender inovação

Como SaaS inovadores despertam a curiosidade do mercado?

Vamos ver alguns exemplos práticos de empresas SaaS que fazem um ótimo trabalho instigando a curiosidade dos clientes, mesmo quando eles não estão ativamente buscando por uma solução.

Slack - O famoso app de comunicação corporativa conseguiu conquistar o mercado mesmo quando ninguém achava que precisava de mais uma ferramenta desse tipo. Como? Com uma campanha que basicamente dizia: "Você não faz ideia do quanto o Slack pode facilitar a sua vida. Experimente de graça e descubra!". Simples assim.

Canva - O segredo do sucesso estrondoso dessa startup australiana foi justamente também despertar a curiosidade dos usuários sobre como seria fácil criar designs incríveis sem precisar ser expert. Com uma interface intuitiva e templates prontos, a Canva fez as pessoas pensarem: "Será que eu também consigo fazer artes profissionais? Deixa eu testar!"

Notion - Esse app de produtividade explorou uma premissa para milhares de usuários: "E se você pudesse colocar tudo o que precisa em um só lugar?". Mesmo quem não estava necessariamente incomodado com a bagunça digital, ficou tentado a experimentar essa solução que prometia organizar a vida de um jeito inovador.

O que todos esses cases têm em comum?

Eles não tentaram convencer os clientes de que eram indispensáveis. Em vez disso, plantaram uma sementinha de curiosidade que fez as pessoas quererem provar, mesmo sem ter uma dor prévia.

E aí, já pensou em como você pode fazer o mesmo pelo seu SaaS?

Curiosidade x Utilidade: Como dosar na medida certa para cada cliente

Aprenda a customizar sua abordagem.

Agora que você já entendeu o poder da curiosidade nas vendas SaaS, deve estar se perguntando: "Mas será que eu devo usar essa abordagem para todos os meus clientes?"

A resposta é: depende.

Lembra do que falamos lá no começo sobre diagnosticar a dor do cliente? Pois é, esse é o ponto de partida.

Se na sua prospecção inicial você perceber que a pessoa sofre realmente com o problema que seu software resolve, talvez não seja necessário apelar tanto para a curiosidade. Nesse caso, focar nos benefícios e na utilidade da sua solução pode ser o caminho mais curto para fechar a venda.

Já quando você nota que o prospecto não sente tanta dor assim, é hora de colocar a curiosidade para trabalhar a seu favor.

Nesse cenário, mostrar como o seu produto funciona e instigar a vontade de experimentar costuma ser mais efetivo do que tentar provar racionalmente o valor da sua oferta.

O segredo é calibrar sua abordagem conforme o perfil de cada cliente. E como fazer isso? Simples: mapeie a jornada do seu usuário ideal e identifique em que momentos a dor aperta mais.

Com essa informação em mãos, você saberá exatamente quando puxar a alavanca da utilidade e quando acionar o gatilho da curiosidade.

E assim, poderá orquestrar uma estratégia de vendas personalizada e muito mais assertiva.

Ah, e não se esqueça: mesmo quem compra pelo racional, decide pelo emocional.

Então, seja para clientes com dor ou sem dor, uma pitada de curiosidade sempre cai bem.

A fórmula mágica não existe. Mas a estratégia certa, sim

No fim das contas, não existe fórmula mágica.

O segredo é saber ler o nível de dor do seu cliente e dosar curiosidade e utilidade na medida certa.

Afinal, até quem não sofre por um problema ficará tentado a experimentar sua solução inovadora se você atiçar sua curiosidade. E esse pode ser o empurrãozinho que faltava para uma venda.

Para clientes sem dor, a curiosidade é o melhor remédio. Desperte-a e as vendas virão.

Grande abraço,

Rafa Campos 

Fundadora da Academia do SaaS

 Bloco Especial
🧠 Mentalidade do empresário SaaS bom de verdade

Curiosidade gera experimentação, que gera adoção

Para fechar, quero deixar uma reflexão que vai transformar seu mindset sobre vendas SaaS:

Existe uma estratégia poderosa que gigantes como o Prime Video utilizam e que pode ser um grande aprendizado para qualquer negócio SaaS.

Eles direcionam o usuário para assinar ou comprar pelo site em vez de pelo aplicativo. Mas por que fazem isso, se a experiência in-app é tão importante?

Simples: porque eles sabem que, quanto mais fácil for experimentar, mais o usuário vai saciar sua curiosidade inicial. E é aí que mora o segredo.

Por trás dessa tática, existe uma mentalidade transformadora: a curiosidade leva à experimentação, que leva à adoção.

Pense comigo: um cliente curioso é muito mais propenso a testar seu produto. E quem experimenta, cria um vínculo emocional, enxerga valor e, consequentemente, está a um passo de adotar sua solução de vez.

Por isso, sua missão como empresário SaaS é pavimentar ao máximo esse caminho da curiosidade até a adoção.

Ofereça trials, versões freemium, demos, testes grátis... Enfim, encontre maneiras de antecipar a experimentação.

Assim, você vai cativar até os clientes que não sentiam a dor necessária para a conversão, apenas foram instigados pela curiosidade.

Novidade Especial
Ver Para Crer: Garantia de Resultado na Nossa Mentoria SaaS

Empreendedor SaaS,

Você sabe o quanto uma mentoria de alto nível pode acelerar o crescimento do seu negócio SaaS.

Mas sabemos também que escolher o programa certo pode ser um desafio.

É por isso que na Academia do SaaS, nós oferecemos o "Ver para Crer": uma garantia concreta do nosso comprometimento com a sua satisfação e resultados.

Nossa jornada começa com uma conversa direta comigo sobre o seu negócio. Após conhecer seus objetivos, escolhemos juntos o programa ideal (Diamond, Lotus ou Prime), e você terá acesso ao Ver Para Crer.

Como funciona:

  1. Você escolhe seu programa de mentoria ideal

  2. Inicia com a Sessão Bússola (alinhamento de objetivos)

  3. Participa da Abertura de Trilha comigo

  4. Se não identificar valor, devolvemos 100% do investimento

E não se preocupe, você não precisa fazer o investimento completo neste primeiro momento. Por isso, recomendo que você confira pessoalmente comigo, como posso te ajudar. 

Veja abaixo o que cada programa inclui:

  • Sessões individuais comigo (de acordo com a periodicidade do seu plano)

  • Sessões quinzenais em grupo

  • Mentorias complementares (Tráfego, Jurídico)

  • Ciclos OKRs Trimestrais (acompanhamento e definição em conjunto)

  • Oficinas práticas exclusivas (trimestrais)

  • Desafios semestrais

  • Networking estratégico

  • Análises on demand

E tem mais:

  • Análise de Branding

  • Análise de NeuroDesign do Software

  • Análise de Ligação Comercial (Prospecção e Fechamento)

  • Análise de Apresentação Comercial (Maximização da taxa de Fechamento)

  • Análise de Webinários

  • Análise de Página de Vendas

  • Análise de Campanha de Marketing

  • Análise de Funil de Conversão

Todas essas análises são feitas por mim, olhando para o que a sua empresa está colocando em prática, com feedbacks do que está evoluindo e do que precisa de melhoria.

O objetivo é otimizar com velocidade.

» Me chama no WhatsApp. Quero conhecer pessoalmente você e seu negócio, entender seus desafios e desenhar o programa ideal para 2025.

Grande abraço,

Rafa Campos

P.S.: Oportunidade exclusiva para empresários SaaS com faturamento acima de R$ 30 mil por mês.

Informações importantes
🗞️ Sobre a Newsletter:

  • 🧠 Negócios de SaaS, Sabedoria, Autorrealização e Performance Individual.

  • ✏️ Escrita por: Rafaela Campos (Fundadora Academia do SaaS).

  • 🎯 Mantenha-se atualizado: Para empresários ousados que não se contentam com resultados medianos.

Feedback de Milhões

Como você avalia a newsletter de hoje?

Seu comentário é meu melhor combustível para te ajudar cada vez mais.

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.